quarta-feira, 18 de junho de 2014

Relatório de visitação ao Parque Estadual da Pedra Branca




       No dia 16 de maio de 2014 fomos ao Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, é uma excelente opção para quem está a procura de um passeio histórico, ecológico e repleto de trilhas.
       Considerado um dos maiores parque urbanos do mundo possui cerca de 12,5 de hectares, tornando-o três vezes maior que o Parque da Tijuca. Apesar de abrangir dezenas de bairros as únicas entradas que possuem infra-estrutura para receber os visitantes são as da região Camorim, Pau-da-Fome e Piraquara.
       Além disso, o parque abriga o ponto mais alto da cidade o Pico da Pedra Branca, que deu origem ao nome do parque. Com 1024 metros de altitude, sua trilha que dura cerca de três horas é recompensada com uma vista esplêndida dessa área de preservação da mata atlântica.
       Segundo a Fundação Instituto Estadual de Florestas (IEF-2008), esse parque já é a segunda mais importante unidade de conservação do Rio de Janeiro por manter espécies de flora e fauna ameaçadas de extinção como o pau-brasil, e recursos naturais preservados como a Cachoeira Véu da Noiva.

Toda a visitação é guiada por guarda-parques sempre dispostos a atender às necessidades e curiosidades do grupo. 

As opções para visitar o parque são:

Núcleo Piracicaba 
(Tel: 21 2333-5251 ou 2333-5252)
Endereço: Rua do Governo s/n - Realengo - 
Funcionamento: Terça a Domingo de 08h às 17h

Núcleo Camorim
Como Chegar: Vindo da Barra ou de Jacarepaguá, pela Estrada dos Bandeirantes, entrar na Estrada do Camorim e seguir até o largo da Capela de São Gonçalo do Amarante. Chegando na Capela, mantenha à esquerda e siga em frente até a entrada da Subsede do Parque.
Funcionamento: Terça a Domingo de 09h às 17h

Núcleo Pau da Fome
Tel: (021) 3347-1786
Como Chegar: Pelo largo da Taquara, entrar na Estrada do Rio Grande e seguir até o Largo da Capela, onde termina a Rio Grande. Entrar na Estrada do Pau da Fome e seguir em frente uns dez minutos até a entrada da sede. Estrada do Pau da Fome nº 4003.
Funcionamento: Terça a Domingo de 09h às 17h


As caminhadas de longa distância deverão ser agendadas com antecedência com a administração do parque. E-mail para contato: parqueestadualdapedrabranca@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário