quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Projeto Água

       Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e especula-se sobre a possibilidade da escassez deste recurso vital se tornar motivo de guerras entre países. A água constitui entre 65% e 80% do corpo dos seres humanos, podendo variar de acordo com a idade. A água é o principal elemento para o funcionamento dos organismos dos seres vivos. No corpo dos seres humanos ele exerce funções de extrema importância. A água previne infeccções, auxilia na digestão, melhora a absorção de nutrientes e regula a temperatura. A vida surgiu na água e sem ela não há vida! Uma pessoa não sobreviveria a mais de 4 dias sem água.


         No dia 29 de agosto, os alunos do GAU Sistema de Ensino foram convidados à visitar o Projeto Água. Essa ONG tem como missão instruir e conscientizar as pessoas sobre a degradação do meio ambiente, focando no bem mais precioso da Terra, a água! Fundada em 2004 por uma empresa produtora de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), que há 10 anos teve a iniciativa de criar uma ONG, visando recompor e reverter a situação do meio ambiente em nosso planeta.


         A ONG Projeto Água desenvolve 5 programas sustentáveis e ecológicos que são:

  • Água é vida:

       Criado para conscientizar crianças, jovens e adultos através de palestras, dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar os recursos hídricos.

 

  • Água para todos:

        Objetiva divulgar informações e instruir a sociedade sobre a importância e a necessidade de preservar os recursos hídricos. Dentre as ações realizadas estão: participação em feiras, distribuição de material informativo, site na internet.


  • Horta Escola:

       Busca incentivar o plantio e consumo de produtos orgânicos, dando a oportunidade para que as crianças vivenciem o processo de plantio e colheita, bem como o conhecimento no campo, das características do alimento consumido em casa. Na Horta Escola, plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar, com a comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações e com a sustentabilidade do planeta.



  • Jardim dos Sentidos:

       Segundo jardim sensorial do estado do Rio de Janeiro, destinado a deficientes visuais. O circuito conta com 50 m², lotado de criativas maneiras de tocar, cheirar e sentir a natureza. Inspirado em um deficiente visual, que como nós, foi fazer as atividasdes da ONG, e ao final do passeio disse uma frase que sensibilizou todos à sua volta dizendo: “Esse lugar é o lugar mais lindo que eu já vi!”
  

  • Programa de Reflorestamento


       Consiste em levar crianças, jovens e adultos para plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, já que a educação ambiental tem sido grande aliada ao processo de mudanças comportamentais. Dos 110m² destinados ao reflorestamento da ONG Projeto Água, mais de 80m² já foram reflorestados. Lá, tivemos a oportunidade de participar também desse magnífico momento. Fomos divididos em grupos para plantar mudas de árvores.



Fontes: 1 2 3 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário